VLADIMIR KLOS

Klos 2012.jpg

GRADUADO PELO CONSERVATÓRIO E TEATRO NACIONAL DE PRAGA, INICIOU SUA CARREIRA NO STUDIO BALLET DE PRAGA. DE 1968 A 98 NO STUTTGARTER BALLETT, SOLISTA EM 1973 E LOGO DEPOIS 1º . BAILARINO.

DANÇOU OS 1ºS. PAPÉIS DO REPERTÓRIO TRADICIONAL COMO TAMBÉM DOS BALLETS DE JOHN CRANKO “ROMEO E JULIETA”, “ONEGIN”, “A MEGERA DOMADA”, “CARMEN”, COM PAPÉIS CRIADOS ESPECIALMENTE PARA ELE POR COREÓGRAFOS COMO KENNETH MACMILLAN, GLEN TETLEY , JIRI KYLIAN E JOHN NEUMEIER. EM 1978 REALIZOU COM BIRGIT KEIL A GALA-TOURNÉE “STARS OF THE WORLD BALLET” SOB A DIREÇÃO DE ROBERT HELPMAN, COM A PARTICIPAÇÃO DE ESTRELAS COMO FONTEYN, CYNTHIA GREGORY, KONDRATJEWA, MAINA GIELGUD, BUJONES E MARIS LIEPA. TRABALHOU NAS PRODUÇÕES PARA A TV “TRÄUME” DE SPOERLI E “A LOT F HAPPINESS” DE MACMILLAN. COM BIRGIT KEIL E MARCIA HAYDÉE FOI OVACIONADO NO MUSICAL “ON YOUR TOES”. 

CONVIDADO INTERNACIONALMENTE COMO PROFESSOR EM SEMINÁRIOS DE DANÇA E COMO JURADO DE CONCURSOS INTERNACIONAIS DE DANÇA. DESDE 1995 É MEMBRO HONORÁRIO DA TANZSTIFTUNG BIRGIT KEIL, PROFESSOR DA AKADEMIE DES TANZES DA ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS DE MANNHEIM, E DESDE 2003 CONSULTOR ARTÍSTICO DO BALLET DE KARLSRUHE. CONTEMPLADO EM 1984 COM O EMMY AWARD, CONDECORADO COM O BUNDESVERDIENSTKREUZ PELO GOVERNO ALEMÃO PELOS SERVIÇOS PRESTADOS À CULTURA E À DANÇA.