REGULAMENTO OFICIAL DO CONCURSO INTERNACIONAL

Art. 1o - O Concurso Internacional de Dança é parte integrante e será realizado durante o XXVIII Seminário Internacional de Dança de Brasília.

Art. 2o - A inscrição do candidato deverá ser feita dentro das modalidades e categorias abaixo e de acordo com faixa etária (nível) a que pertence:

Screen Shot 2018-04-25 at 2.28.26 AM.png

 

§1o - Cada candidato inscrito deverá apresentar dois números diferentes dentro de uma mesma categoria e modalidade. Ser-lhe-á permitida a inscrição em quantas categorias/modalidades quiser, e até duas participações por categoria dentro de uma mesma modalidade, sendo cada uma considerada uma inscrição exigindo o pagamento da taxa de participação correspondente.

§2o - Definição de Conjunto (até 5 elementos); Definição de Grupo (acima de 6 elementos)
§3o - A modalidade Aberta consiste na apresentação de dois números da mesma categoria,

porém obrigatoriamente de modalidades (estilos) diferentes.

Art. 3o - O Concurso Internacional de Dança, será dividido em 3 (três) Etapas, podendo o candidato ser eliminado em qualquer uma delas, por decisão do Júri.

Primeira Etapa (Eliminatória) - consiste em pequenas coreografias preparadas pelo Corpo Docente/Júri do Seminário, para cada categoria, modalidade e nível - inclusive na categoria Pas de Deux. Ensinadas na véspera de acordo com a inscrição dos participantes, são apresentadas na Sala de Aula perante o Júri em roupa de trabalho. Nas categorias Duo, Conjunto e Grupo, será apresentado um dos números inscritos, também em roupa de trabalho.

Segunda Etapa (Classificatória) - Os candidatos apresentarão um dos números inscritos, com vestuário correspondente. O Júri dará uma nota que será somada à nota da Terceira Etapa para obtenção do resultado final. Será permitida a utilização de adereços de cena, desde que sua montagem seja simples e rápida.

Terceira Etapa (Final) - Os candidatos) deverão apresentar a 2a coreografia inscrita, com vestuário correspondente.

OBS: Entende-se por "Pas de Deux completo" aquele que contém entrée, variações e coda. A coreografia escolhida dentro da modalidade Repertório deve estar listada no Programa Oficial (vide item Programa Oficial).

§ único: na modalidade Repertório, categoria Pas de Deux, cada participante será julgado individualmente. É permitida a participação apenas como partner e, neste caso, não sendo considerado concorrente, o acompanhante não sofrerá avaliação. Nas outras modalidades, os participantes serão julgados em conjunto.

Art. 4o - Todos os candidatos terão suas apresentações cronometradas, conforme os seguintes limites, com exceção dos candidatos da modalidade Repertório:

  • Solo - Entre 1'30" e 2'30" de duração para cada um dos dois números inscritos;

  • Duo/Pas de Deux/Trio - 10'00" de duração total, somados os dois números inscritos;

  • Grupo/Conjunto - 20'00" de duração total, somados os dois números inscritos.

    § único: Os candidatos que escolherem um de seus números dentro do Programa Oficial, estarão livres da cronometragem deste. O 2° número estará sujeito aos limites previstos.

    OBS: Está vedada a apresentação de qualquer peça do Repertório Clássico Tradicional aos candidatos do nível "Esperança" (de 10 a 12 anos), com exceção das variações das Fadas de " A Bela Adormecida"

    Art. 5o - Os candidatos deverão preparar, para seus ensaios e apresentações, dois (2)s CDs idênticos,um somente para ensaios (em aulas e no palco), outro exclusivo para o Concurso, contendo uma única faixa e identificando, em letra de imprensa, o nome, modalidade, categoria do candidato e o título da obra. Não serão aceitos CDs contendo mais de uma faixa.

    Art. 6o - Caso nos ensaios a cópia seja identificada com qualidade sonora insuficiente, um profissional fornecerá serviços técnicos para tratamento das gravações, contra pagamento. A má qualidade de uma gravação implica em perda de pontos para o candidato. Os Cds não solicitados no prazo de 24 horas após a apresentação no Teatro não serão devolvidos.

    Art. 7o - Todos os inscritos se comprometem a participar sem remuneração dos espetáculos organizados pelo Seminário, não tendo direito a honorários por gravações ou transmissões referentes ao Concurso Internacional de Dança e ao evento.

    Art. 8o - Filmar ou fotografar aulas, concurso e espetáculos só será permitido com a autorização expressa da Coordenação do Seminário.

    Art. 9o - O Júri será composto de personalidades internacionais, sendo de exclusiva responsabilidade deste conceder ou não qualquer dos prêmios disponíveis, não tendo os candidatos o direito de exigir uma recompensa que o Júri não tenha tido por bem outorgar. Os casos omissos serão resolvidos pelo Júri, que é soberano.

    Art. 10o - Acesso ao palco facultado a um representante por grupo/conjunto, devidamente credenciado.

         Art. 11o - Data limite de inscrições para o concurso: 6 de julho de 2018.

         Art. 12o - O ato de inscrição implica na aceitação irrestrita deste Regulamento.