ANDREA BENA

Natural de Turim, Itália. Iniciou seus estudos de ballet clássico e dança moderna/contemporânea na escola Loredana Furno e em seguida pela escola de Susanna Egri ambas em sua cidade natal.

Aos 20 anos concluiu a formação com o diploma de Bailarino Clássico Profissional, segundo o método Vaganova, na Heinz-Bosl-Stiftung (Academia Estatal de Ballet de Munique), sob a direção artística de Konstanze Vernon, primeira bailarina do Ballet da Ópera de Berlim e Munique, e diretora do Ballet da Ópera de Munique, Alemanha.

Professor de técnica clássica e repertório:Alexander Prokofiev, primeiro bailarino e professor do Teatro Bolshoi em Moscou, Rússia.

Professor de técnica Pas de Deux Kirill Melnikov: primeiro bailarino do Kirov de São Petersburgo, Rússia; primeiro bailarino do Ballet da Ópera de Munique.

Professora de técnica moderna Graham: Michelle Emérre, bailarina da Martha Graham Dance Company, Nova York, EUA.

Em 2001 Andrea dançou junto à companhia de dança moderna EgriBiancoDanza em Turim, e em 2005 ingressou a companhia Bayerisches Staatsballett (Ballet da Ópera de Munique). No ano de 2010 se juntou ao Suomen Kansallisbaletti (Ballet Nacional Finlandês) em Helsinque, Finlândia onde participou como solista em diversos ballets de repertório clássico e contemporâneo. Posteriormente foi convidado a fazer parte como primeiro bailarino da Companhia Nacional de Bailado em Lisboa, Portugal.

Entre todas as produções, destaca-se no papel de primeiro bailarino em Cinderela, O Lago do Cisnes e Romeo e Julieta.

No papel de solista dançou O Quebra Nozes, A Bela Adormecida, O Corsário, Don Quixote, La Bayadere, Raymonda, Giselle, Paquita, Coppélia, La Fille Mal Gardée, Sheherazade, O Pássaro de Fogo, Sonho de uma Noite de Verão, A Dama das Camélias, Onegin, Suit en Blanc, In The Night. Além de Napoli, Kermesse in Bruges, Festival das Flores em Genzano de Bournonville; Manon, O Canto da Terra de Sir Kenneth MacMillan; Serenade, The Four Temperaments, Brahms-Schönberg de Balanchine; Apartment, A Sort of de Mats Ek; Artifact, Limb’s Theorem, WorkWithinWork de William Forsythe; Evening songs, Symphony in D de Jiri Kylian; Mazurkas pas de deux de José Limón; Multiplicidade de Nacho Duato; Études de Harald Lander; Walking Mad de Johan Inger; Minus 16 de Ohad Naharin.

m 2016 fundou o Spazio Danza com sua esposa Carmen Nunes.